IDE-SP - Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado de São Paulo

O Programa de Infraestrutura de Dados Espaciais para o Estado de São Paulo (IDE-SP) foi instituído pelo Governo do Estado, por meio do Decreto 61.486/2015, com o objetivo de promover a organização, a sistematização, a padronização e a disseminação de informações geoespaciais, de acordo com os padrões e normas preconizados pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A IDE-SP passa a centralizar o acesso aos dados geoespaciais, integrando o acervo estadual e promovendo a difusão destas informações. Além de padronizar os dados e simplificar o acesso, a integração das ações entre órgãos e entidades de diferentes níveis federativos, no médio e longo prazo, permitirá à administração pública, por meio da IDE-SP, evitar a sobreposição de ações e o gasto desnecessário de recursos na obtenção de dados geoespaciais. Em termos gerais, a IDE-SP instrumentalizará órgãos e entidades estaduais em processos de planejamento, gestão de recursos e em ações de políticas públicas. A IDE-SP está estruturada na tríade a seguir: 1) Informações geoespaciais - Conjunto de dados de natureza espacial produzido ou adquirido por cada uma das entidades do governo. 2) Catálogo de metadados onde as entidades participantes publicarão os metadados das informações geoespaciais produzidas/adquiridas (ou em processo de produção/aquisição), informando, em suma, as características básicas do dado, a metodologia de produção, a disponibilidade e as formas de acesso. 3) Serviços de mapa web - fornecimento de serviços de visualização de mapas digitais orientado por protocolos internacionais recomendados pelo Open Geospatial Consortium (OGC), viabilizando o acesso ágil e simples, sem a necessidade de conhecimentos especializados.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte(s)
  • Próprio órgão
  • Outra(s)
Outra(s) fonte(s) Entidades do Governo do Estado de São Paulo
Restrição de Acesso Sem restrição
Principais Informações Dados Geoespaciais das Entidades do Governo do Estado de São Paulo, conforme Decreto 61486/2015 que instituiu a IDE-SP.
Referência temporal Horário exato
Frequência de atualização Atualização à medida em que é alimentada na fonte
Referência espacial Estado
Dados Georreferenciados Sim
Sistema gerenciador Outro
Outro gerenciador Dados publicados pelas entidades do GESP na forma de Geoserviço na web no formato WMS (Web Map Service)
Acesso à base Download
Observações A disponibilização para download dos dados que compõe a IDE-SP é de competência da Entidade que os publica. Em caso afirmativo, junto à respectiva ficha de metadado será exibido campo específico para este fim.